Conheça Keith Sinclair, um norte-americano de 28 anos, natural de Albuquerque, no Novo México, que está quase a meio do seu objectivo de dar a volta ao mundo num Dodge Challenger. Sim, leu bem. Aquele muscle car de formas robustas, feito para arrancadas entre semáforos, e não para percorrer dezenas de milhares de quilómetros pelo planeta?
“Cresci com o meu pai a fazer muito trekking e campismo, o que me levou a aventurar-me em viagens cada vez mais ambiciosas quando entrei na universidade”, contou Sinclair ao TopGear.com. “Tudo começou com uma caminhada a solo pelo Appalachian Trail, nas minhas primeiras férias da Primavera, quando tinha 19 anos. Depois fui para as Ilhas Faroé, trabalhando em vários empregos no sector dos serviços para financiar as viagens. Foi a primeira vez que saí dos EUA.”
As aventuras foram ganhando escala até o trazerem ao ponto em que está hoje: percorreu com sucesso o trajecto entre Le Havre, em França, e Almaty, no Cazaquistão, acumulando quase 30.600 km de viagem por 18 países diferentes. Num Dodge Challenger. Ainda estamos a tentar assimilar a ideia.
“Percebi que o mundo é mais acessível do que imaginamos. Atravessar o Cazaquistão e o Tajiquistão, por exemplo, não é certamente simples, mas é possível. E conhecer e viver essas culturas num muscle car é uma forma única de o fazer. Os habitantes locais ficaram fascinados.”
TG: Volta a explicar-nos porque escolheste fazer isto num grande muscle car.
KS: Sempre adorei os muscle cars clássicos; o meu carro de sonho é um Charger dos anos 70. Entre todos os muscle cars modernos, sinto que o Challenger é o que melhor capta a essência dos muscle cars tradicionais. Não é o mais potente nem o mais rápido, mas tem imensa personalidade.
O carro chegou até mim numa fase em que precisava dele, quando trabalhava 16 ou 17 horas por dia. Sentar-me ao volante e partir numa viagem de estrada era uma pausa, uma forma de me afastar do que andava a fazer. Depois quis levar essa ideia mais longe e imaginei a loucura de dar a volta ao mundo com ele. Dizer que tem sido gratificante até agora seria ficar muito aquém da realidade.
Fizeste alguma modificação?
Inicialmente, limitei-me a instalar um engate de reboque e a acrescentar uma rede de dormir - nada mais foi alterado. Mais tarde, montei uma caixa de tejadilho com barras de ventosa para a manter fixa. Dá-me muito mais espaço, mas reduziu bastante a altura ao solo. Isto afectou-me realmente em sítios como a Albânia e a Turquia, porque a parte inferior do carro raspava com enorme frequência.
Tenho várias reparações e melhorias que quero concluir antes de avançar para a segunda etapa da viagem. Quero montar um kit de elevação, pneus maiores e braços de suspensão mais resistentes. Talvez acrescente também uma barra de luzes no topo, embora seja mais por estética do que por utilidade.
Mantive tudo simples e fiz o essencial que consegui para transformar o Challenger num veículo de overlanding. Acho que qualquer pessoa que tenha um carro pode retirar uma mensagem disto: se gosta de acampar, pegue no que tem e use-o para isso mesmo. Tenho até amigos que já fizeram este tipo de aventura em Priuses.
Conta-nos sobre o percurso.
Demorei cinco meses e meio a chegar de Le Havre a Almaty. Passei cerca de dois meses na Europa e três na Rússia e na Ásia Central. Sou um grande defensor das viagens espontâneas: quanto menos se planeia, mais cada dia se transforma numa aventura desconhecida.
O piso e as condições das estradas mudam constantemente. Muitas eram praticamente inacessíveis. Veja-se, por exemplo, a Pamir Highway. Era dura, ninguém achava que eu devia ou conseguiria atravessá-la e, só porque o consegui, não quer dizer que também o deva fazer. Ainda assim, foi memorável, sobretudo pela experiência completa de conduzir um carro destes em estradas daquelas. Deu-me uma vivência muito mais marcante do que teria tido se fizesse isto, por exemplo, num Land Rover.
Houve problemas mecânicos no Dodge Challenger?
A embraiagem queimou porque a fazia patinar constantemente em primeira velocidade. Era também uma embraiagem de competição aftermarket, que não foi concebida para este tipo de utilização, por isso desgastei os discos mais depressa do que devia. Aconteceu no Tajiquistão e a solução foi… pouco convencional.
Um grupo de habitantes locais ajudou-me a fundir um par de discos antigos de um Lada russo, e é isso que o carro tem actualmente. É uma reparação improvisada, mas funciona. O diferencial traseiro também começou a fazer alguns ruídos estranhos, por isso vou substituí-lo antes de continuar. Preferia que o carro não avariasse nas zonas mais rurais da segunda etapa.
A propósito disso, como está planeado o resto da viagem?
Nos próximos dias vou regressar a Almaty para me reencontrar com o carro e tratar de todos os últimos preparativos antes de me fazer à estrada. Calculo que a parte restante da viagem demore cerca de 18 meses. Primeiro vou explorar o Uzbequistão, incluindo as antigas cidades da Rota da Seda, e depois o Turquemenistão. A partir daí, será uma queda livre pela Ásia: Afeganistão, Paquistão e Índia. Na Índia, vou levar o carro por algumas zonas dos Himalaias e fazer a caminhada do Circuito de Annapurna.
Depois do Nepal, continuarei para leste até à China, descerei até ao Vietname e seguirei para a Tailândia ou o Camboja. A partir daí, vou tentar enviar o carro para Taiwan, se de alguma forma o conseguir, e depois enviá-lo novamente para o Japão, para terminar a viagem em Tóquio - o que seria muito especial, dada a cultura automóvel local. Estimo que esta etapa acrescente mais 32.200 km, elevando o total da viagem para 56.300 km em dois anos.
Incrível.
Enquanto ser humano, isto abre-nos o coração. Levará consigo uma parte de cada cultura para o resto da vida. Conhecemos histórias e ganhamos sabedoria junto de um leque enorme de pessoas e, acima de tudo, desenvolvemos resiliência.
Como alguém que gosta de carros, aquilo que esta viagem me deu - e não quero soar demasiado lamechas - foi a sensação de estar em sintonia com o Challenger. Tornou-se uma extensão de mim, ao ponto de nunca me ter sentido tão ligado a um objecto inanimado. Tenho plena consciência de que é apenas um bem material, mas sinto uma ligação genuína a ele por tudo o que me permitiu fazer. Para mim, essa é a definição de homem e máquina a trabalharem em conjunto.






Comentários
Ainda não há comentários. Seja o primeiro!
Deixar um comentário